O Conselho Nacional do Ministério Público lançou nesta quarta-feira (11/11) o aplicativo +CNMP, que notifica os usuários sobre andamentos processuais. A iniciativa foi anunciada por Augusto Aras, presidente do CNMP e procurador-Geral da República, durante o 1º Congresso do Ministério Público Brasileiro.
O aplicativo, que já está disponível na Apple Store e na Google Play, também reúne informações institucionais e serviços prestados pelo CNMP. Por meio dele é possível acessar notícias, atos, normas e publicações do conselho, como revistas, livros, manuais e cartilhas. A ferramenta também disponibiliza todos os meios para se entrar em contato com a instituição.
De acordo com Aras, apesar das adversidades deste ano, o conselho está avançando rumo a um futuro mais digital. "Esse lema dos 15 anos do CNMP, retrata o amadurecimento institucional deste órgão de controle, pautado na inovação e na cooperação em favor da unidade nacional do Ministério Público", disse o PGR.
Segundo Carlos Vinícius Alves Ribeiro, promotor de Justiça em Goiás e membro auxiliar da presidência do CNMP, "o aplicativo foi concebido com a ideia de dar mais transparência ao trabalho do Conselho e ser mais uma porta de entrada para o cidadão".
Ele também destacou que o acompanhamento processual, por si só, justifica a existência da ferramenta. "O cidadão tem acesso, em tempo real, a informações sobre o andamento de processos determinados: o chamado push processual do CNMP. Assim que há qualquer movimentação, ele é notificado", conta.
Durante o congresso, Aras aproveitou para anunciar outra iniciativa: o Roteiro prático de atuação do Conselho Nacional do Ministério Público, que disponibiliza informações sobre a composição, as funções institucionais, o fluxo dos processos administrativos e os canais de acesso ao CNMP.